quarta-feira, 20 de julho de 2011

Festival de São Pedro Frio

 

Mais um festival de Concertina, Sanfona e Viola. Pode parecer estranho para quem não é de Colatina, mas este São Pedro fica na localidade de Itapina. Este distrito sim é mais famoso porque todos os anos acontece lá o Festival Nacional da Viola ( FENAVIOLA).

Estivemos em Itapina na edição de 2009 do festival. Foi uma das festas mais bonitas que participamos pois o distrito transpira a história desse que já foi um centro econômico e comercial muito importante da região noroeste do Espírito Santo. Atualmente guarda o bucolismo e a simplicidade tanto nas suas construções centenárias e na simpatia e receptividade do seu povo.

Em época de eventos é comum as famílias montarem barraquinhas nas garagens para vender comida. O lado positivo disso é que parece que as refeições são feitas pelas “nonas” com o mesmo carinho e capricho que fazem para servir à própria família. Tudo com ingredientes naturais, produzidos ali mesmo. Ainda sinto o gosto da lasanha de frango que comi e não vejo a hora de voltar para saboreá-la novamente.

Além de belíssimas apresentações de concorrente de vários estados, assistimos ao show do Pereira da Viola, que colocou todos para dança ciranda numa enorme roda enquanto executava com todo primor uma rabeca. Até a chuva, ou melhor dizendo, a tempestade, esperou o espetáculo terminar para lavar até a alma.

DSCN1533

Esse belo casal de Itapina foi uma das principais atrações

DSCN1542

A tropa de violeiros na despedida da noite

DSCN1518

Um patrimônio típico de Itapina

No dia seguinte houve a apresentação de Almir Sater mas não ficamos. Afinal, já tínhamos assistido o Pereira, não é Denise?

DSCN1526

Espero todos vocês lá no próximo domingo

e_mail CONCERTINA 2011 SPedro Frio

Para chegar lá basta seguir para Colatina pela BR 259, atravessar a ponte nova. Seguir em frente em direção a Baixo Guandú até a outra ponte sobre o rio Doce. A entrada para Itapina fica logo na cabeceira da ponte. Atravesse a BR e rode aproximadamente 5 km em estrada de terra mas em boa condição

Um comentário:

Será um prazer conhecer sua opinião. Fique à vontade!